Translate

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Esquilos, saguis e tucanos

Hoje eu resolvi deixar as antiguidades, os vidros, o Carnival Glass um pouco de lado e decidi falar, e mostrar, um pouco o porquê eu gosto tanto de morar em Curitiba.

Não sou natural dessa cidade, sou nascido em São Paulo, no bairro do Ipiranga, e até meu 24 anos minha vida, meu trabalho, meus amigos estavam situados na zona leste de São Paulo e também, talvez muito mais, no ABC Paulista.

Quando vim para Curitiba, há pouco mais de 20 anos, me apaixonei por essa cidade.

E continuo apaixonado!

Até o momento, não me vejo morando em outro lugar que não seja aqui.

Nessa cidade, construí minha vida.

Tive o privilégio de ter uma casa próxima ao centro da cidade, algo em torno de 3 quilômetros, em uma região cercada por muito verde.

Minha casa faz fundos com uma centenária chácara que é patrimônio de Curitiba e possui uma área de mata nativa muito bem preservada com araucárias, nascentes de água e muitos animais silvestres.

E são esses animaizinhos que eu quero mostrar.

Como eu tenho um pomar nos fundos de casa com árvores como abacateiro, goiaba, amora, caqui, pecã, jabuticaba, pêssego, pitanga, figo, maçã, entre outras tantas, esses bichinhos acabam vindo se alimentar aqui em casa e por consequência acabam se adaptando ao nosso convívio.

É o caso da Nina, esse esquilinho que aqui em Curitiba  é chamado de serelepe.



Já faz algum tempo que ela vive aqui em casa, e para ter uma ideia do quanto ela confia em nós, eu tenho uma jabuticabeira no jardim da frente de casa que quando está produzindo ela sai da toca entre 9h30 e 10h00 (sim, ela não acorda antes das 9h30) e pula do pé de araçá para a pitangueira, da pitangueira para a quaresmeira e da quaresmeira ela desse até o chão e vai caminhando pelo cimento até chegar na jabuticabeira.

Nessa época de produção da jabuticabeira, nesse horário, eu tenho que deixar meus filhotes Sharona e Encardido separados para não correr o risco de eles pegarem a Dona Nina.

No final desse verão ela apareceu com um namorado e com um filhote, só que como ela é a dona do pedaço, o filhote cresceu, e junto com o pai acabaram indo embora.



Mais abusados que a Nina são Pêto e Pêta, um casal de saguis, que também já há algum tempo, frequentam meu pomar.

Pêto:


E Pêta com dois filhotinhos nas costas:


E os filhotes já crescidos:


Uma coisa engraçada sobre a família é que eles chegam de manhã, normalmente no horário que eu estou  tomando café, eu dou uma banana para eles, e os pais deixam os filhotes aqui em casa enquanto saem para "dar umas voltinhas".

Os dois pequeninos se divertem pulando de árvore em árvore, fazendo peraltices, mas sempre prestam atenção quando começo a falar com eles.

Ou seja, virei babá de macaquinhos...

Ontem, eu comecei a escutar o som de uns pássaros diferentes. Som que nunca havia escutado antes.

Fiquei atento, e qual não foi minha surpresa quando hoje presenciei essa cena:


Um bando de tucanos no meu quintal!

São quatro ou cinco tucanos, lindos, lindos, lindos!


E o que eles fazem aqui em casa?

Estão devorando meus abacates!


Eu achando que esse ano eu ia comer abacate do pé!
Já não bastasse a Nina que derrubou vários abacates enquanto eles eram pequenos... agora os tucanos...


Para falar a verdade, tem muita fruta aqui em casa que eu só cheguei a experimentar quando eu tirei elas do pé enquanto ainda estavam verdes.

Pássaros e outros animais tem prioridade com os caquis, figos, goiabas...

Eles merecem!

Durante o dia de hoje eu pensei por muitas vezes se eu deveria ou não escrever essa publicação.
Achei que poderia parecer um tanto quanto exibicionismo da minha parte.

Mas depois, cheguei à conclusão de que não era.

Muito pelo contrário, a ideia é mostrar que podemos sim ter qualidade de vida, mesmo morando em uma grande cidade.

E que, mais do que isso, quando respeitamos a natureza, ela nos agradece e devolve com belezas de encher os olhos e com esse sentimento de certeza de que viver é muito bom!

Um grande abraço para todos, até a próxima!

2 comentários:

  1. Adorei conhecer sua história, muito bela... onde você mora, com certeza, é maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma região muito bonita sim!
      Curitiba ainda tem áreas muito grandes, próximas ao centro, que eram antigas chácaras.
      Mas infelizmente a nossa administração pública está muito falha.
      A cidade, seus parques, praças e monumentos estão ficando largados, abandonados e sujos.

      Excluir