Translate

domingo, 13 de abril de 2014

Prato em opalina (Milk Glass) da Anchor Hocking Glass Company

Essa postagem é em homenagem ao querido amigo Amarildo dono do blog Velharias do Maurinho, que vale a pena uma visita!
Primeiro vamos explicar o que vem a ser opalina.
Opalina é um vidro no qual em sua composição foi acrescentado óxido de estanho, o que o torna um vidro opalescente, não translúcido.
Apesar da cor branca ser a mais comum, e daí o nome em inglês Milk Glass,é possível encontrar objetos em opalina nas cores amarela, rosa, azul e até preta.
Algumas referências dizem que no século XIX chegaram a usar arsênico na produção de opalinas.
Agora a identificação do fabricante, que me levantou uma série de dúvidas e um pouco mais de pesquisa do que eu imaginava.

Foi fácil identificar o nome Anchor Hocking Glass Company, empresa que começou a operar nos Estados Unidos por volta dos anos de 1905 e continua em operação até hoje, você pode visitar o site da Anchor Hocking e conferir.
O problema foi relacionar a peça à empresa.
Tudo porque a Anchor Hocking, desde 1905, marcava suas peças.
Essas marcações mudavam ao longo dos anos, mas basicamente a empresa ou usava a letra H, ou a letra G, ou o desenho de uma âncora, ou uma combinação desses símbolos.
E como vocês podem reparar, esse prato não possui identificação alguma.

Foi aí que eu descobri que nem todas as peças da Anchor Hocking foram marcadas, principalmente peças de uma linha chamada Ruby Lane, um vidro de um vermelho intenso parecido com a cor do rubi, e também algumas peças em opalina.
A assinatura dessas peças, que inclui o meu prato com três divisões e algumas poucas outras, é essa borda feita em ouro 22 quilates.
Essas peças foram produzidas para comemorar o jubileu de ouro da Anchor Hocking.
Algumas pessoas costumam usar o termo Fire King para as peças em opalina da Anchor Hocking.
E devo dizer que esse termo não é aceito por vários colecionadores, chega a ser até uma ofensa.
O motivo é que a linha Fire King é uma linha de utensílios de mesa/cozinha da Anchor Hoching, algo parecido com o nosso "Colorex", e para esse colecionadores, jamais uma peça produzida para comemorar o cinquentenário da empresa pode ser "misturada" com uma peça de uso no dia a dia.

2 comentários:

  1. Olá CD,

    Andou viajando?

    Brincadeira. Sei que temos que ter tempo para outras coisas na vida quando não são as coisas que nos roubam o tempo.

    Como Vc sabe não sei quase nada de vidros. De opalina sei apenas que é um cristal e foi (e ainda é para quem sabe o que é belo) muito apreciada no passado. Não havia uma sala nobre sem
    um objeto deste material.

    Este nome de "vidro de leite ou leitoso" até que expressa a primeira idéia que nos vem ao vermos uma peça destas. A segunda é" bala de coco".

    Um abraço.

    Amarildo

    ResponderExcluir
  2. Olá, gosto muito dos seus textos, são bem completos. Minha avó tinha uma galinha de um par de galinha de vidro verde, eram lindas, mas fugiram (rsrs). Tenho um abajour com a base de opalina branca pintada a mão. Achei muito poucos parecidos na Internet, alguns com florais mais definidos, e esses, como o que eu tenho, com florais menos definidos, mais leves que lembram traços modernistas, mas todos parecem desenhos artesanais. Você teria informações sobre essas peças,?

    ResponderExcluir