Translate

terça-feira, 21 de maio de 2013

Compoteira Amanda - Fenne / Esberard (ler as atualizações)

Compoteira na cor verde -hortelã.


A compoteira possui 15,0 cm de altura e 13,0 cm de diâmetro.

Possui um padrão de decoração que eu já vi em peças carnival glass, mas não consegui identificar nas minhas referências...


É uma peça que tem, no mínimo, 70 anos.
E para fazer uma comparação, uma foto com a compoteira carnival glass.

Atualizado em 31/10/2013

Somente com a ajuda de Pamela Wessendorf foi que consegui identificar essa compoteira.
A princípio pensei se tratar de uma empresa Inglesa chamada Davidson, porém Pamela me enviou o catálogo mostrando que essa peça foi produzida pela empresa alemã Fenne.

Fonte: www.glas-musterbuch.de

Catálogo de 1906. Repare no item de nome "Amanda" com numeração 1155, é a minha compoteira em uralina.
Fonte: www.glas-musterbuch.de

ATENÇÃO!

Para informações atualizadas, clique aqui!

7 comentários:

  1. Linda a peça e sua autenticidade incontestável!

    ResponderExcluir
  2. Realmente muito bonita. Minha irmã herdou uma peça dessa cor da sogra, do inicio do seculo passado. Mas como não tenho a luz negra..fica dificil decifrar. Mas é de vidro e não de acrilico.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margot, uma dica é você procurar uma casa de produtos elétricos e tentar "chorar" para o dono deixar você usar uma lâmpada de luz negra.
      Assim você consegue verificar se a peça é ou não uralina sem gastar nada.

      Excluir
  3. Boa tarde! Achei seu site enquanto procurava o que era uralina. Eis a minha questão: sendo o urânio radioativo, o uso de peças em uralina não acarretaria algum tipo de dano? Ou exigira algum cuidado extra? Grata por sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa!
      As bibliografias dizem que a quantidade de urânio utilizada é muito pequena, e que não há riscos para a saúde.
      Acredito que mais perigoso do que o uso do urânio é o uso do chumbo que está presente desde peças de cristal até peças de estanho .
      Hoje, já se recomenda que não seja servido alimentos quentes em peças que contenham chumbo!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cleiton!
      Olha, eu nunca ouvi isso não, não vou saber te informar.
      E aqui uma retificação.
      A Compoteira dessa postagem não era Uralina, por isso retirei as fotos.
      Ela possuía um brilho, mas não era o brilho da Uralina. Era um brilho fraco, opaco.
      Com o tempo descobri que era outro elemento químico que provavelmente tinha sido misturado, mas não urânio.

      Excluir