Translate

domingo, 22 de julho de 2012

Da minha coleção Weiss

Eis as responsáveis por eu ter começado a colecionar porcelana nacional!

Um dia, ao passar em frente a uma loja de discos usados, que também vende algumas peças de antiguidades, me deparei com essas duas travessas e esse galheteiro.
Me lembrei que em casa existiam travessas com a mesma decoração, rosas pintadas à mão.
Claro que com todo meu saudosismo, entrei na loja e comprei as peças.

Quando cheguei em casa, reparei na marca, fui fazer uma pesquisa sobre ela.

E aí começou todo o meu fascínio, pela marca Weiss e pela porcelana / faiança brasileira.

Vou deixar para falar sobre essa indústria um pouco mais para frente.
Mas já posso adiantar que uma das razões que fazem a Weiss ser uma marca muito procurada por colecionadores é o design de suas peças.
Podemos até dizer que o galheteiro tem um design um tanto quanto fálico... motivo? Acho que jamais saberemos, pois as principais criadoras das peças, Inês e Sérgia Bonádio não deixaram registros.

As peças não são grandes, a travessa retangular possui 27,0 cm X 13,0 cm X 7,0 cm e está com uns pequenos bicados na borda que não interferem em nada seu uso. A travessa oval possui 24,5 cm X 13,0 cm X 4,0 cm e está perfeita.
Já o galheteiro que possui marcas significativas de uso tem 13,5 cm de altura por 15,0 cm de comprimento.
Uma coisa eu garanto, se você começar a pesquisar porcelana por meio da Weiss, você vai se surpreender. E será impossível não começar uma paixão em colecionar e tentar descobrir mais sobre essas indústrias brasileiras.

21 comentários:

  1. Tenho na minha coleção um prato do Weiss que gostaria de saber o ano em que foi feito, sei que é da época artesanal (pela marcação), sabe como me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana, bom dia! Caso você queira, me envie fotos do prato, cdeveikis36@yahoo.com.br assim posso tentar te ajudar. Grande abraço.

      Excluir
  2. Olá. Deparei no meu armário, com uma travessa de mesma decoração, floral e pintada a mão (33 cmm x21 cm x 4 cm) . Era da minha mãe e eu me lembro que ela só a usava em ocasiões especiais. Posso mandar uma foto, quem sabe vc consiga me dizer quando foi fabricada. Adorei as fotos. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo! Você pode enviar as fotos para cdeveikis36@yahoo.com.br. Ficarei feliz em ver outras peças com essa decoração, pois como eu disse, elas me remetem à minha infância. Uma coisa posso garantir, essas peças são da década de 1970. Grande abraço! Fico aguardando as fotos!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, obrigado.
      Também estou vendendo minhas peças Weiss, exceto os fradinhos, caso tenha interesse...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. olá amigo como está sua coleção? tenho duas travessas que podem interessar, não quero me desfazer delas para qualquer pessoa..apenas para quem goste desta linda fabricação, as minhas são da fase industrial de estampas iguais as divulgadas no seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Olá Elka! Como é que você está?
      Sei do que você está falando quanto a vender para qualquer pessoa, tenho vendido algumas peças minhas, com aperto no coração.
      Não estou mais comprando louças pois não tenho mais onde guardá-las.
      Agradeço a oferta, mas vou recusar...
      Vamos torcer para que algum colecionador veja sua mensagem e entre em contato aqui pelo blog!
      Mais uma vez agradeço!
      Sucesso!

      Excluir
  6. Olá Célia, boa noite!
    Eu não tenho whats app.
    Caso queira entrar em contato comigo, pode ser por e-mail cdeveikis36@yahoo.com.br
    Tenho peças que não foram publicadas aqui no blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu tenho uma travessa retangular pequena

      Excluir
    2. Tenho 6 pratos em formato de coração e 6 composé de sobremesa também em forma de coração

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Quero saber como posso comprar as porcelanas florais weiss

    ResponderExcluir
  11. Essas peças estão a venda?
    Se sim, como faço pra comprar

    ResponderExcluir
  12. Quero saber como consigo comprar as Porcelanas florais rosas da marca weiss???

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! Estou a procura de travessas desta mesma coleção!

    ResponderExcluir